CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Cursos de capacitação profissional serão ofertados a professores do ensino básico durante o ano de 2021. Todos ocorrerão virtualmente, no canal do Youtube "Feira de Ciências UEMG Frutal" e contarão com certificação aos participantes. Para isso, os interessados devem efetuar a inscrição antecipadamente e registrar presença no dia do evento.

Metodologias ativas no ensino básico: Aprendizagem baseada em projetos

Palestrante: Leandro Holanda

Data: 12/05/2021

Horário: 19h às 21h

Leandro Holanda - Mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. É co-fundador da Tríade Educacional, e possui experiência como gestor educacional em escolas privadas, e como especialista em educação em empresas como a Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Microsoft e Editora Moderna. É também professor de Metodologias Ativas na pós-graduação do Instituto Singularidades. Participou de formações sobre STEM na NSTA em Atlanta e na Universidade de Stanford. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao prêmio Jabuti em 2016 e organizador da obra STEAM em Sala de Aula, lançado em 2020 pela editora Penso.

Elaboração de Projetos Científicos

Palestrante: Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira e Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes

Data: 26/05/2021

Horário: 19h às 21h

Marcos Siqueira - Engenheiro Biotecnólogo, Mestre em Ecologia Aplicada e Doutor em Ciências (ESALQ/USP). Foi responsável por projetos científicos aprovados em agências de fomento como FAPESP. Atualmente é professor da UEMG Frutal, revisor de periódicos científicos nacionais/internacionais e diretor de eventos da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG).

Priscila Gimenes - Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Mestre em Serviço Social e Doutora em Educação Especial (UFSCAR). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área de Educação Especial e Inclusiva. Atuou como professora da Educação Básica e como gestora na Secretaria Municipal de Educação de Franca. Atualmente é professora da UFU.

Ferramentas digitais aliadas à Educação Ambiental

Palestrantes: Maria Adriana Farias Rodrigues e Rebeca Noemi de Oliveira Bezerra

Data: 09/06/2021

Horário: 19h às 21h

Maria Adriana Farias Rodrigues - Cientista Social e Mestranda (UFCG). Especialista em Tecnologias na Sala de Aula. Desenvolveu metodologias educacionais para o Ensino de Sociologia. Participa de conferências nacionais e internacionais, apresentando artigos científicos e atua como palestrante de minicursos na área de produção acadêmica e educação ambiental.

Rebeca Noemi de Oliveira Bezerra - Graduada em Tecnologia de Agroecologia (UFCG) e mestranda em Sustentabilidade e Meio Ambiente (UFAM). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Projeto de Pesquisa intitulado "Análise da Variação Sazonal da Chuva de Sementes em Área de Caatinga no Cariri Ocidental Paraibano" (PIBIC-2018). Foi voluntária do projeto "Curioso do Clima" da WWF-Brasil (2017).