CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Cursos de capacitação profissional serão ofertados a professores do ensino básico durante o ano de 2021. Todos ocorrerão virtualmente, no canal do Youtube "Feira de Ciências UEMG Frutal" e contarão com certificação aos participantes. Para isso, os interessados devem efetuar a inscrição antecipadamente e registrar presença no dia do evento.

Metodologias ativas no ensino básico: Aprendizagem baseada em projetos

Palestrante: Leandro Holanda

Data: 12/05/2021

Horário: 19h às 21h

Leandro Holanda - Mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. É co-fundador da Tríade Educacional, e possui experiência como gestor educacional em escolas privadas, e como especialista em educação em empresas como a Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Microsoft e Editora Moderna. É também professor de Metodologias Ativas na pós-graduação do Instituto Singularidades. Participou de formações sobre STEM na NSTA em Atlanta e na Universidade de Stanford. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao prêmio Jabuti em 2016 e organizador da obra STEAM em Sala de Aula, lançado em 2020 pela editora Penso.

Elaboração de Projetos Científicos

Palestrante: Marcos Vinícius Bohrer Monteiro Siqueira e Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes

Data: 26/05/2021

Horário: 19h às 21h

Marcos Siqueira - Engenheiro Biotecnólogo, Mestre em Ecologia Aplicada e Doutor em Ciências (ESALQ/USP). Foi responsável por projetos científicos aprovados em agências de fomento como FAPESP. Atualmente é professor da UEMG Frutal, revisor de periódicos científicos nacionais/internacionais e diretor de eventos da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG).

Priscila Gimenes - Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Mestre em Serviço Social e Doutora em Educação Especial (UFSCAR). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área de Educação Especial e Inclusiva. Atuou como professora da Educação Básica e como gestora na Secretaria Municipal de Educação de Franca. Atualmente é professora da UFU.

Ferramentas digitais aliadas à Educação Ambiental

Palestrantes: Maria Adriana Farias Rodrigues e Rebeca Noemi de Oliveira Bezerra

Data: 09/06/2021

Horário: 19h às 21h

xMaria Adriana Farias Rodrigues - Cientista Social e Mestranda (UFCG). Especialista em Tecnologias na Sala de Aula. Desenvolveu metodologias educacionais para o Ensino de Sociologia. Participa de conferências nacionais e internacionais, apresentando artigos científicos e atua como palestrante de minicursos na área de produção acadêmica e educação ambiental.

Rebeca Noemi de Oliveira Bezerra - Graduada em Tecnologia de Agroecologia (UFCG) e mestranda em Sustentabilidade e Meio Ambiente (UFAM). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Projeto de Pesquisa intitulado "Análise da Variação Sazonal da Chuva de Sementes em Área de Caatinga no Cariri Ocidental Paraibano" (PIBIC-2018).

Simulação de atividades experimentais por meio de Laboratórios Virtuais

Palestrante: Antônio Carlos Marangoni

Data: 10/08/2021

Horário: 19h às 21h

Doutor em Ciências, Mestre em Bioengenharia, Capacitação em EAD. Graduação Licenciatura em: Física; Química, Ciências Físicas Biológicas, Matemática, Pedagogia Plena e Eng. Civil. Especialização em Ensino de Ciências e em Metodologia do Ensino Superior. Autor de material didático de Química e Física para EAD. Professor Efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA/INEP/MEC do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo - Saeg. Avaliador do SEDECTES/MG. Avaliador do Guia do Estudante. Avaliador do Guia Quero Faculdade do Jornal Estado de São Paulo. Atua nos temas: Educação, Ensino de Ciências, Física Experimental, Energias renováveis.

Multidimensionalidade do Letramento Empreendedor

Palestrante: Valdemir José Máximo Omena Silva
Mediador: Fernando Melo da Silva

Data: 01/09/2021

Horário: 19h às 21h

Valdemir José Máximo Omena Silva

Doutor em Ensino (UNIVATES); Mestre em Turismo e Hotelaria pela (UNIVALI); Mestre em Gestão empresarial (ISCTE); MBA Gestão Empresarial (ISAN/FGV); Especialista em Planejamento e Gestão de Pessoas (CEUMA); Graduação em Administração de Empresas pela Universidade CEUMA (2005). Professor do IFMA.

Fernando Melo da Silva

Advogado com atuação na área de consultoria jurídica para empresas. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da UEMG Frutal. Membro do corpo de docente do Mestrado Profissional em Rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação- PROFNIT. Desde 2019 está como Coordenador de Propriedade Intelectual do NIT/UEMG.